Segundo um estudo da consultoria Gallup, cada cliente passa, em média, 109 segundos analisando um menu antes de decidir fazer o pedido. São quase dois minutos de atenção plena do seu potencial consumidor. Então, que tal aproveitar essa oportunidade para otimizar seus lucros? As estratégias de engenharia do cardápio podem te ajudar na construção de um menu mais eficiente e rentável.
A engenharia do cardápio é uma ferramenta para a construção, validação e organização de menus desenvolvida em 1982, pelos pesquisadores Donald Smith e Michel Kasavanas, da School of Hospitality and Business da Universidade de Michigan (EUA).
O método ajuda a analisar e categorizar os produtos de um cardápio com base na lucratividade e popularidade de cada item. O objetivo é reunir informações estratégicas para configurar o menu de forma a evidenciar os itens mais rentáveis e converter mais vendas. Pesquisas indicam que a aplicação da engenharia do cardápio pode aumentar o lucro de restaurantes em até 15%.
Uma boa forma de começar a aplicar a engenharia do cardápio é com a construção da ficha técnica de cada produto vendido. Essa ficha é um documento que reúne as principais informações sobre o preparo de um prato ou bebida — com detalhamento de ingredientes, preços e quantidades —, que te ajuda a conhecer com exatidão a margem de lucro de cada item.
Além de descobrir, com ajuda das fichas técnicas, quais os itens mais lucrativos, é importante também analisar seu histórico recente de vendas para saber quais são os produtos mais populares do seu menu.
Dentro da metodologia de engenharia do cardápio, existem estudos sobre psicologia do consumo que ajudam a melhorar a eficiência e conversão de vendas dos menus. Para isso, não esqueça em:
Destacar as estrelas do cardápio
Organize por categorias
Atenção ao formato dos preços
Capriche em cada descrição dos pratos
Tenha boas fotos de alta qualidade.
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