SOBE ↑ DESCE ↓

Drible a carne bovina no cardápio e marque um gol de placa com a beterraba

Foto de banco de imagem.

Sobe ↑: CARNE BOVINA

A hora não é boa para comprar carne bovina. Na pandemia, houve uma alta histórica – os preços subiram mais de 35%. Ainda que o mercado tenha registrado uma leve queda de valor no último mês –a primeira deste ano na Grande São Paulo –, o cenário não sugere grandes recuos no curto prazo.

Foto de banco de imagem

Esse inchaço é resultado de uma combinação singular de fatores. Entre eles, são óbvios a desvalorização do real e a exportação aquecida. Somam-se a estes a oferta de boi retraída por fatores climáticos e o valor da ração elevado – e em crescimento.

Vale ficar atento ao fato de que, no Brasil, essa alta do preço atinge também os cortes do dianteiro, historicamente rejeitados no país e reconhecidos como menos nobres, a “carne de segunda”.

Aliás, criou-se a expressão “boi de primeira”, em referência aos animais de melhor qualidade, que passam por aperfeiçoamento genético e manejo tecnológico. Ou seja, hoje o mercado oferece peças do dianteiro mais macias e específicas.

Estas muitas vezes superam a qualidade e os preços de cortes eleitos tradicionalmente pelo brasileiro como superiores, como filé-mignon e picanha, e aceitam muito bem o preparo na grelha.

Segundo a Scot Consultoria, empresa dedicada à coleta, análise e divulgação de dados do agronegócio no país, cortes do dianteiro tiveram incremento de cerca de 55% no valor, em relação ao mesmo período do ano passado. Os cortes traseiros registraram valorização de cerca de 40%.

O momento é de crise, mas a crise pode estimular a criatividade. Não é hora de de usar na cozinha as carnes de porco e frango, que estão com preços mais competitivos?

Desce ↓: BETERRABA

Você sabia que quando as temperaturas caem as beterrabas ficam mais saudáveis e íntegras? O preço é outro fator que pode estimular o uso dessa hortaliça na cozinha nesta época do ano. Houve uma queda de quase 30% no valor, segundo o índice mais recente da Ceagesp.

Foto de banco de imagem

Essa raiz, originária das regiões de clima temperado da Europa e do Norte da África, adaptou-se bem ao Brasil. Aqui, quase 80% de seu cultivo está concentrado no Sul e no Sudeste – só em São Paulo, são colhidas 115 mil toneladas ao ano, como indicam os dados do Instituto Agronômico de Campinas.

As beterrabas rendem variados preparos culinários – o mais comum é empregá-las em saladas, depois de cozidas (mesmo imersas em água quente ou feitas na pressão, conservam sua firmeza). Em lâminas, viram bons chips, fritos ou assados. Para preservar suas listras, é melhor servi-las cruas, em fatias bem fininhas.

Outra receita popular, que se espalhou pelo mundo, é o picles. Há registros de que na Pensilvânia, nos Estados Unidos, até a água do picles é usada, na qual costuma-se marinar ovos cozidos e bem firmes para que ganhem uma coloração rósea, intensa.

Sua cor vibrante é chamariz estético também no borscht, uma sopa de beterraba típica do Leste Europeu, que aceita em sua elaboração legumes, carnes e cogumelos – e costuma ser finalizada com creme de leite (azedo ou não). A recomendação é cozinhá-las com casca para que a cor seja preservada, mas há de ter parcimônia em outros casos, quando não há a intenção de tingir toda a preparação.

Pode-se dar presteza também às suas folhas que, cozidas, resultam tenras e nutritivas, semelhantes à acelga. São mais perecíveis, porém, que as raízes. Estas, aliás, têm alta durabilidade – podem ser conservadas por até 15 dias se mantidas entre 0 e 1°C e 95 a 98 % de umidade do ar. Uma alternativa prática, versátil e saudável para ter nos restaurantes.

 

por aipim